exames
Teste e Adaptação de Lente de Contato
A adaptação de LENTES DE CONTATO é um ato médico porque envolve um exame oftalmológico completo. O oftalmologista irá fazer a indicação, prescrição, adaptação e controle dessa lente no olho do usuário.
- Lentes de contato podem ser gelatinosas ou rígidas, para correção óptica, terapêutica ou estética.
- Elas facilitam a prática de esporte e melhoram a qualidade de vida do usuário.
- As lentes gelatinosas podem ser de uso contínuo ou descartáveis.
- Tanto as gelatinosas como as rígidas são feitas com diferentes composições e diferentes métodos de fabricação.
- Nem todo mundo pode usar ou é bom candidato ao uso de lentes de contato. É o oftalmologista quem determina quem pode usar.
- O médico estuda o grau e a curvatura da lente a ser adaptada, bem como o melhor tipo de lente a ser usada.
- As lentes de contato são um corpo estranho dentro do olho. Em caso de má orientação, podem causar danos à visão.
- É por isso que a segurança no uso depende da supervisão do oftalmologista.
Entenda porque as LENTES DE CONTATO podem ser uma excelente opção para você, desde que bem adaptadas pelo seu oftalmologista:
1) AS LENTES DE CONTATO PERMITEM A VOCÊ ENXERGAR COM NITIDEZ:
As LENTES DE CONTATO se movimentam com seus olhos e dão a você um amplo campo de visão focalizada, para onde quer que você olhe. Elas ajudam você a controlar a ação com uma visão nítida, direta e periférica.
- Você não tem reflexos e distorções.
- Elas não ficam molhadas, dando a você uma visão mais clara, qualquer que seja o clima.
- Elas não ficam embaçadas quando você entra em um espaço mais quente.
2) AS LENTES DE CONTATO OFERECEM SENSAÇÃO DE LIBERDADE:
- As LENTES DE CONTATO dão a você a liberdade de movimento que você precisa para levar um estilo de vida ativo.
- As lentes são mais leves.
- Não escorregam.
- Quando você as coloca, não precisa se preocupar se vai perder ou quebrá-las.
- Oferecem maior campo de visão, por não ter nenhuma interferência nas laterais de seu rosto.
- Aumentam sua autoestima
3) AS LENTES DE CONTATO PODEM MELHORAR A FORMA COMO VOCÊ SE VÊ E SENTE E COMO AS PESSOAS O VÊEM:
- Oferece uma aparência mais natural.
- Você pode usar óculos de sol sem lentes corrigidas, sem restrição dos modelos que mais lhe agradam.
- Elas não interferem na aparência da maquiagem de seus olhos.
QUEM É O CANDIDATO IDEAL PARA USAR LENTES DE CONTATO?
- Aquele cujo organismo produz a quantidade adequada de lágrima;
- Quem não tem infecções crônicas nas pálpebras ou na córnea;
- Quem não sente dificuldade em manuseá-las.
TIPOS DE LENTES DE CONTATO
- LENTES RÍGIDAS ou RÍGIDAS GÁS-PERMEÁVEIS são consideradas mais fáceis de serem manuseadas e limpas, possuindo maior durabilidade também. Como estas lentes permitem que o oxigênio entre direto com a córnea, a chance de quaisquer complicações com seu uso também são reduzidos. Embora existam diversas pessoas que mal percebem o uso das lentes rígidas, sua adaptação costuma durar algumas semanas, pois são lentes sem tanta flexibilidade quanto as gelatinosas ou de silicone. Vale lembrar que esta adaptação deve ser acompanhada por um médico oftalmologista, que é quem vai poder dizer qual o tipo de lente ideal para a sua patologia.
- LENTES GELATINOSAS são muito mais flexíveis se comparadas com as lentes rígidas. Essa flexibilidade permite que as lentes se adaptem mais facilmente a quem está começando a usar as lentes agora.
- LENTES SILICONE HIDROGEL são a evolução das lentes gelatinosas. Oferecem mais conforto em comparação com os demais modelos. Isso se deve a sua alta permeabilidade de oxigênio, ou seja, à capacidade que as lentes possuem de “respirar”, aliada a sua capacidade umidificante, que é a lubrificação das lentes.
- LENTES TÓRICAS: são desenhadas para correção do astigmatismo, que é a uma patologia que resulta em visão borrada em todas as distâncias. Por esse motivo, as lentes tóricas precisam de um tempo maior de adaptação, mesmo quando são lentes gelatinosas. Isso porque, as lentes possuem um eixo central para a refração da luz, ou seja, precisam estar sempre posicionadas corretamente nos olhos para que sejam realmente efetivas, o que significa que se a lente se movimentar, a clareza da visão também será afetada. Por esse motivo, as lentes tóricas podem vir com bordas mais largas, ocasionando em um tempo de adaptação maior. Como sempre, a maneira correta de se adaptar às lentes é procurar um oftalmologista que pode lhe receitar a melhor lente para a sua patologia, considerando também o tempo de adaptação.
- LENTES MULTIFOCAIS: são modelos desenhados para permitir a correção de diferentes patologias, adaptando a correção gradualmente entre longe e perto. Esses modelos são especialmente indicados para os usuários que possuem presbiopia, também conhecida como “vista cansada”. São lentes que também requerem um tempo de adaptação maior, afinal, existirá uma maneira diferente de visualizar os objetos.